Cultivar temperos em casa pode ser uma atividade prazerosa e gratificante. Além de proporcionar sabores frescos para suas receitas, pode também ser uma ótima maneira de decorar pratos. Algumas ervas têm até propriedades medicinais.
Ter uma horta caseira é um ótimo passo para quem busca qualidade na alimentação e no preparo de bebidas naturais. As opções são diversas e cada uma requer cuidados específicos para florescer, incluindo questões de rega, solo, iluminação e os locais de plantio, sem esquecer da forma correta de colher.
8 temperos para cultivar em casa
Foto: Andie_Alpion/Shutterstock
1. Salsa, coentro, cebolinha e manjericão
São ideias para quem quer dar frescor aos pratos. Eles exigem, ao menos, três horas diárias de sol. Para plantá-los, use vasos com 30 cm de profundidade. Assim, as raízes crescem saudáveis.
- A salsa, coentro e cebolinha devem ser plantados com até oito sementes por buraco.
- O manjericão exige três sementes por buraco e espaçamento de 30 cm entre plantas.
2. Orégano, sálvia e tomilho
Essas ervas são resistentes ao vento e preferem solo leve e poroso. Podem ser plantadas juntas em um vaso de 15 cm de profundidade. Atenção à umidade excessiva: o ideal é usar metade do vaso com areia.
3. Hortelã: a campeã do cultivo fácil
A hortelã adapta-se bem a várias condições. Suas raízes facilmente encontram espaço para crescer. Necessita de terra úmida e adubada, sendo recomendado adubar a cada 10 dias. Cresce a meia sombra ou sol pleno.
- Evite canteiros coletivos; use vasos de 30 cm de profundidade.
- A terra deve estar úmida, mas nunca encharcada.
Como colher seus temperos
A colheita pode ser feita com tesoura ou mãos. No caso de salsa e coentro, colha de fora para dentro. Já o manjericão, orégano e hortelã devem ser colhidos de cima para baixo para estimular o crescimento.
Além disso, podar flores dessas ervas não só ajuda na saúde das plantas, como também permite criar arranjos perfumados para decoração.