Por trás de todo jardim vistoso existe uma rotina de dedicação constante. Essa dedicação deve ser redobrada no que diz respeito às pragas, que atacam as plantas e comprometem sua saúde rapidamente.
Porém, embora indesejadas, essas pragas sinalizam desequilíbrios que, quando corrigidos, resultam em um jardim mais robusto e resistente. Ou seja, não se trata apenas de eliminar os insetos, mas também de ajustar os cuidados com as plantas.
Veja abaixo as quatro pragas mais comuns e saiba como combatê-las de forma eficiente. Descubra ainda o que as pode trazer para o seu jardim!
Imagem: Freepik/reprodução
1. Lagartas: visitantes do calor
As lagartas se alimentam de plantas com deficiência de boro. Suas mordidas vorazes podem destruir folhagens em poucas horas, tornando sua ação rápida e devastadora. Além disso, vale o alerta de que elas são mais frequentes no calor, especialmente no verão.
Para combatê-las, utilize inseticidas caseiros, predadores naturais como pássaros ou plantas repelentes. Produtos químicos específicos também podem ser eficazes em casos mais severos.
2. Lesmas, caracóis e caramujos: pragas noturnas
Esses moluscos são atraídos por áreas com alta umidade. Aparecem principalmente à noite e deixam rastros de muco, facilitando sua identificação. Durante o dia, escondem-se sob vasos, pedras e folhas.
Opções para combatê-los também incluem predadores naturais como sapos, plantas repelentes ou armadilhas com sal, por exemplo. Se os moluscos invasores caírem numa tigela contendo sal, certamente morrerão de desidratação.
3. Pulgão: pequenos e numerosos
Pulgões atacam áreas macias das plantas, como as pétalas, indicando um excesso de nitrogênio no solo. Esses insetos são pequenos, mas podem formar grandes colônias rapidamente.
Para afastá-los, utilize inseticidas caseiros, predadores naturais como joaninhas ou plantas que repelem insetos. Produtos químicos também são uma opção, caso necessário.
4. Cochonilha: a praga mais comum
As cochonilhas são pragas muito comuns e geralmente surgem quando falta cálcio na adubação das plantas. Esses insetos possuem uma carapaça protetora que dificulta a eliminação.
Para combatê-las, além dos inseticidas caseiros e predadores naturais, uma solução eficaz é aplicar óleos que formam uma película sobre a carapaça e podem neutralizar as cochonilhas. O ideal é utilizar óleos de cozinha, mineral, canola ou azeite.