Pequenos criadores de animais no Brasil agora têm uma nova ferramenta para facilitar a compra de milho. O Programa de Venda em Balcão (ProVB) lançou um serviço digital, pelo qual pecuaristas cadastrados podem adquirir o cereal diretamente dos estoques públicos utilizando seus celulares ou computadores.
A novidade foi anunciada no dia 26 de setembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo é tornar mais acessível e eficiente a transação de insumos públicos para os produtores de todo o país.
Como comprar milho online pelo Balcão Digital
Foto: Shutterstock
O novo sistema promete agilizar o atendimento ao produtor, economizando tempo e dinheiro. O pecuarista só precisará ir a uma unidade da Conab para retirar o produto, após formalizar a compra online.
Dentro do Balcão Digital, os criadores podem formalizar a compra de milho, emitir a autorização de venda e a Guia de Recolhimento da União (GRU) ou código PIX para pagamento, e agendar a retirada do cereal. Os atendimentos presenciais ainda estão disponíveis.
A produção de leite, presente em todos os municípios brasileiros, deve ser uma das mais beneficiadas pela tecnologia. Jean Mendes, produtor de leite em Parnaíba (PI), destaca a facilidade:
“A gente tem a facilidade de poder comprar pelo celular, de poder agendar a retirada do nosso insumo, isso facilita demais no nosso dia a dia.”
Critérios e cadastro para compra
O ProVB é destinado a pequenos criadores como suinocultores, avicultores, bovinocultores, entre outros. É necessário possuir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou estar registrado no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Para participar, os criadores devem se cadastrar no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican) no portal da Conab. Após a inscrição, é preciso entrar em contato com a Superintendência ou unidade armazenadora mais próxima para habilitação da documentação enviada.
O ProVB já demonstrou seu impacto significativo. De janeiro a julho deste ano, cerca de 52 mil toneladas de milho foram comercializadas, beneficiando quase 9 mil criadores cadastrados em diversos estados.
Com a implementação do Balcão Digital, espera-se que mais produtores possam acessar o milho dos estoques públicos de maneira mais rápida e eficiente, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva no país.